A Endocrinologia

 

     A endocrinologia como especialidade médica já registra mais de cem anos, trata especialmente dos problemas relacionados à produção hormonal, envolvendo todas as glândulas produtoras de hormônios do nosso corpo. Novas descobertas e conhecimentos são adquiridos a cada dia, tendo uma presença marcante em todas áreas da medicina. A partir da descoberta dos hormônios, e da possibilidade de reposição diante de sua deficiência, muitos conhecimentos médicos avançaram, assim como o tratamento de doenças como o diabetes e hipotireoidismo por exemplo. Atualmente, avanços nas áreas de biologia molecular e genética ajudam na descoberta dos mecanismos das doenças hormonais, da secreção e da ação dos hormônios.

 

Consulta com Endocrinologista

     No acompanhamento com médico endocrinologista, a abordagem clínica minuciosa é fundamental, sendo obrigatória para uma avaliação endocrinológica completa. O ser humano como organismo complexo, exige sempre uma anamnese e exame físicos detalhados, e a percepção psicossocial apuradas, para o devido diagnóstico e tratamento, devendo cada paciente ser tratado individualmente e integralmente, independente de sua enfermidade.

 

O que é um hormônio?

     Podem ser definidos como substâncias químicas, que quando secretadas na circulação sanguínea agem em diferentes tecidos, estejam estes em lugares distantes de sua origem ou mesmo na célula vizinha, exercendo seus efeitos através de receptores celulares, que promovem uma cascata de eventos culminando na ação final dentro de cada célula, que é variada conforme cada hormônio.

 

 

 

 

 

Last modified on Sexta, 24 Novembro 2017 18:31

Topo